Escola SESC de Ensino Médio

Ficha Técnica

NÚMERO: 1667    

OBRA: Escola SESC de Ensino Médio         

CLIENTE: Escola SESC de Ensino Médio  

LOCAL: Rio de Janeiro / RJ           

INÍCIO: 2016      

CONCLUÍDO: SIM

CONCLUSÃO: 2021

A Escola SESC de Ensino Médio foi construída na região de Jacarepaguá, na Av. Ayrton Senna, entre os anos de 2005 e 2007. A escola conta com diversas edificações, incluindo salas de aula, prédio de residência dos professores, prédio de residência dos alunos, centro de liderança, diretoria, cozinha e refeitório, biblioteca, ginásio, teatro, entre outras.

A área selecionada está localizada em região de espessas camadas de argilas mole a muito mole, podendo atingir até 18m, sobrejacente a uma camada de material granular.  O terreno está localizado próximo às lagoas de Jacarepaguá e do mar.

O terreno foi tratado de modo a minimizar os recalques por um sistema de estacas, capitel e geogrelha, implantado em toda a área da escola, deixando as áreas onde seriam implantadas as edificações sem tratamento.

Tempos após a conclusão das obras, foram observados recalques em áreas externas, tais como na via periférica, pavimentada com piso intertravado, acessos aos prédios e rampas.

A exumação das estacas mostrou um quadro bastante preocupante de perda da transferência de carga entre solo e estacas e o início da propagação dos recalques. Em 2016 o prédio do Centro de Liderança mostrou recalques substanciais, colocando em risco a estabilidade da estrutura e foi submetido a um reforço de fundação para estabilizar a estrutura.

Mesmo as áreas gramadas mostravam claramente os recalques ao redor das estacas. Após o início das obras de recuperação do Centro de Liderança, primeira obra de grande porte de recuperação de estruturas, foram observados danos sérios à peças estruturais.

Durante esse processo, a GEOPROJETOS foi convidada a participar dos estudos e projetos com vistas a identificar o processo em andamento. Após a realização de sondagens adicionais, instrumentação dos prédios e áreas externas, realização de ensaios de campo, foi proposto um diagnóstico sobre as anomalias sendo observadas.  

De acordo com os estudos, a falência do sistema de recuperação do solo (estacas, capitel e geogrelha) estava induzindo o Efeito Tshchebotarioff nas edificações, com consequência sistêmica em todas as edificações. De fato, na sequência, quase ao final da execução do reforço do Centro de Liderança, a biblioteca mostrou recalques diferenciais, com forte fraturamento na estrutura do prédio.

A situação da biblioteca parecia crítica e algumas ações emergenciais foram aplicadas: redução do peso na estrutura (remoção de livros, bloqueio de acesso e retirada do “teto verde” (camada de solo com grama implantado na cobertura dos prédios); escavação lateral ao longo de toda o perímetro da edificação, com 5m de base, talude de 1: 1,5 de modo a reduzir os esforços laterais. A biblioteca foi toda instrumentada com pinos de recalque e o monitoramento identificou a redução dos recalques, indicando que as ações emergenciais foram efetivas, permitindo a execução do reforço das fundações. Essas áreas foram preenchidas com EPS.

A partir dessa experiência, os demais prédios foram monitorados, assim como toda a área da escola, com inclinômetros, piezômetros, pinos de recalque e marcos de recalque e diversas estruturas, que começavam a apresentar sintomas de recalque, foram reforçados com as mesmas ações que já tinham se mostrado efetivas: redução de carregamento das estacas com escavação periférica e remoção do teto verde, reforço das fundações e monitoramento contínuo das estruturas reforçadas.

Reforços foram também necessários no lago existente na parte central da escola e junto à biblioteca, pois os recalques estavam comprometendo a estanqueidade do lago.  Foram executadas estacas com uma laje de coroamento, protegida por manta impermeabilizante.

Nas áreas externas, em particular na ciclovia que circunda toda a área, parte da camada de argila mole foi substituída por blocos de EPS (isopor de alta densidade) com sucesso parcial, posto que o montante da substituição não foi suficiente para eliminar os recalques e a presença do nível freático próximo à superfície ocasionou levantamento de duas áreas com essa solução: na lateral da cozinha e numa área reservada a latões de lixo. Tais levantamentos foram observados durante chuvas torrenciais e em apenas uma ocasião, pouco após a implantação da solução.

Foto 1: Vista das obras com a solução de tratamento em execução
Foto 2: Pista periférica com recalques
Foto 3: Rampa de acesso aos prédios, trincada
Foto 4: Ligação do acesso com os prédios com deformações
Foto 5: Exumação de estacas mostrando a geogrelha rasgada
Foto 6: Áreas gramadas mostrando a cabeça das estacas protuberando
Foto 7: Viga do térreo do Centro de Liderança completamente rompida
Foto 8: Tricas abertas nas paredes da biblioteca
Fotos 9: EPS sendo aplicado na escavação ao redor da biblioteca