Neste mês de novembro, o Eng. Arthur Amaral participou do 17º PANAMGEO – Congresso Panamericano de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, realizado em La Serena, Chile. Durante o evento, ele apresentou seu artigo intitulado GeoScore – a proposal for a queueing model of slope stabilization structures for the city of Rio de Janeiro.
O GeoScore é um modelo matemático proposto para gerenciar o risco associado à instabilidade de encostas em áreas urbanas, como no caso da cidade do Rio de Janeiro. A proposta busca melhorar a eficiência na priorização e no gerenciamento das intervenções de estabilização de encostas, que são áreas suscetíveis a deslizamentos, especialmente durante períodos de chuvas intensas.
O modelo GeoScore foi inspirado no sistema utilizado para organizar a fila de transplantes de fígado, que classifica os pacientes com base na gravidade de sua condição e na urgência do transplante necessário. De forma análoga, o GeoScore adapta esse modelo de filas para avaliar as encostas de forma a determinar quais áreas apresentam maior risco e, assim, necessitam de intervenção mais urgente.
A proposta visa otimizar o uso dos recursos disponíveis para estabilização das encostas, priorizando as áreas com maior risco de deslizamento e impacto, de modo a minimizar danos e garantir a segurança das populações em risco.