Contrato Guarda-chuva Enel

Ficha Técnica

NÚMERO: 1881    

OBRA: Contrato Guarda-chuva Enel          

CLIENTE: Enel Green Power

LOCAL: Vários Estados do Brasil           

INÍCIO: Janeiro de 2017       

CONCLUÍDO: SIM

PREVISÃO DE CONCLUSÃO: Janeiro de 2020

A ENEL GREEN POWER é uma das maiores empresas de geração e distribuição de energia do mundo, com atuação em mais de 30 países, tendo sido fundada, na Itália em 1962, com a fusão de mais de mil pequenas empresas de geração de energia.

Em 2017 a GEOPROJETOS iniciou a prestação de serviços de apoio à equipe de manutenção das usinas hidrelétricas que fazem parte do parque de geração de energia da EGP. O contrato, na forma de “Guarda-Chuva”, já deu origem a mais de 60 Ordens de Serviço (OS) para atuação em quase todas as barragens do parque da EGP. 

Nessas OS foram incluídos serviços de projeto básico e executivo de reparos de obras de terra e concreto, ATO (Acompanhamento Técnico de Obras) de obras e reparos, projetos de instrumentação, monitoramento de instrumentos e instalação de instrumentos, PAE e Segurança de Barragens, Manual de Manutenção de Operação, entre outros.

Os serviços foram iniciados dentro do Contrato vigente (FRAME) e, após a visita técnica inicial, ocorrida em março de 2020, os demais serviços foram desenvolvidos a partir de contratos independentes.

Os serviços incluíram os seguintes empreendimentos: PCH Lajes, PCH Primavera; PCH Mourão; PCH Quatiara; PCH Casca III; PCH Cachoeira Dourada; CGH Corujão; PCH Volta Grande; PCH Poxoréu; PCH Isamu Ikeda; CGH Laranja Doce.

Após dois anos de atuação, o contrato foi aditado para um novo período de mais dois anos, com o mesmo escopo. O contrato encontra-se ativo após a GEOPROJETOS ser selecionada, em nova concorrência, para dar continuidade aos serviços de apoio à O & M dos empreendimentos da EGP.

Paralelamente a essa atuação, outros grupos da EGP (engenharia e novos negócios) contrataram a GEOPROJETOS, fora do “frame” (nome que é dado ao Contrato tipo Guarda-Chuva) para atuações em diversas obras, com foco distinto das usinas hidrelétricas. Nessa nova atuação, foram realizados projetos de drenagem, estabilização de encostas, due-dilligence de locais para implantação de parques fotovoltaicos e controle de erosão. Nesse período, os seguintes sítios e empreendimentos foram avaliados: Ituverava, Fonte dos Ventos, Horizonte, Morro do Chapéu, Dona Delfina e São Gonçalo.

Neste último, foi implantado o maior parque fotovoltaico da América do Sul, o Parque Solar de São Gonçalo da Gurguéia, onde a GEOPROJETOS atuou, por mais de três anos, acompanhando sondagens, elaborando projetos conceituais, básicos e executivos, estudos hidráulicos e hidrológicos e Acompanhamento Técnico das Obras (ATO) da implantação das soluções para recomposição de inúmeras erosões, de grande porte, ocorridas na região.

Fotos 1 e 2 – PCH Primavera – atuação em diversas áreas em manutenção corretiva e vista da execução das obras de reparo na ombreira esquerda
Foto 3 – Vertedor da PCH Lajes
Foto 4 – PCH Mourão
Foto 5 – PCH Quatiara
Foto 6 – PCH Casca III
Foto 7 – Erosões em Horizonte
Foto 8 – Vista do Parque Fotovoltaico de São Gonçalo